9o ano

06-05-2014

Jogo sobre radiciação. Vale a pena conferir!

Basta clicar na imagem!










05-05-2013


 

Será que você é bom?


Clique na imagem e veja ....



27/03/2013

Perguntinhas básicas para o 9o ano


1 - O que é razão?
1 - Razão entre dois segmentos não nulos é o quociente da medida do outro, expressas na mesma unidade.
2 - O que é escala?
2 - É a razão entre a medida do comprimento no desenho e a medida do comprimento real.
3 - O que é razão de semelhança?
3 - É a razão de ampliação ou de redução de uma figura mantendo uma proporção constante e sem modificar as medidas dos ângulos correspondentes.
4 - Quando quatro segmentos, dados numa certa ordem, são proporcionais?
4 - Quando suas medidas, expressas numa mesma unidade, formam uma proporção.
5 - O que é um feixe de retas paralelas?
5 - É um conjunto de retas de um plano, paralelas entre si.
6 - O que são retas transversais ou secantes?
6 - São retas que interceptam um feixe de retas paralelas.
7 - Quais as condições para que dois ou mais polígonos, com o mesmo numero de lados, sejam semelhantes?
7- Todos os lados correspondentes devem ser proporcionais e todos os ângulos correspondentes devem ser congruentes.
8 - Qual o símbolo que utilizamos para indicar semelhança?
8 - ~
9 - Quando dois triângulos são semelhantes?
9 - Quando tiverem os três lados correspondentes proporcionais.
10 – Qual a soma dos ângulos internos de um triângulo?
10 – 180o
11 – Qual a soma dos ângulos internos de um quadrilátero?
11 – 360o
12 – O que é bissetriz?
A bissetriz de um ângulo interno de um triângulo divide o lado oposto a esse ângulo em segmentos proporcionais aos lados adjacentes a esse mesmo  ângulos.

13/03/2013



Triângulos semelhantes

   Utilizando canudinhos e tachinhas os alunos do 9o ano construíram triângulos e quadriláteros com determinadas medidas para a comprovar que:
- dois ou mais polígonos são semelhantes se todos os lados correspondentes forem proporcionais e se todos os ângulos correspondentes forem congruentes.
    No caso dos triângulos, uma dessas condições já garante a outra, ou seja, se os lados correspondentes forem proporcionais, os ângulos correspondentes serão, automaticamente, congruentes e vice-versa. Isso ocorre pelo fato de o triângulo ser  um figura rígida. Uma vez escolhidos os lados, os ângulos ficam determinados, e o triângulo não se deforma. Assim:
- se dois triângulos têm os lados respectivamente proporcionais, então seus ângulos são respectivamente congruentes;
- se dois triângulos têm os ângulos respectivamente congruentes, então seus lados correspondentes são, respectivamente, proporcionais.













01/03/2013


Olá queridos alunos....

O ano de 2012 foi muito especial para mim. Recebi um presente de Deus, meu filho Pietro! Portanto retomei as atividades do blog  este ano com muitas novidades, aguardem!




25/05/2012


7 DICAS DE COMO ESTUDAR MELHOR


Muitas pessoas vêem o estudo como algo complicado, difícil, e até chato, e isso faz com que tenhamos dificuldades na hora de estudar, como por exemplo, a falta de concentração e atenção.
Muitos são fatores que podem ajudar na hora do estudar, como o horário, o ambiente, e até mesmo uma boa alimentação antes do estudo para que ele se torne mais agradável.
Abaixo segue algumas sugestões:
1°. Defina um horário do seu dia para se dedicar aos estudos, não existe um horário melhor ou pior, isso vai variar de pessoa para pessoa, e quem vai descobrir qual o melhor horário é você mesmo. O ideal é fazer isso todos os dias, não deixar tudo para estudar um dia antes da prova, pois assim não irá aprender nada. O tempo ideal para cada dia também dependerá de você, tudo vai depender da sua dedicação, uma dica é em uma hora de estudo, fazer um intervalo de dez minutos;
2°. No ambiente de estudo é essencial que seja um local calmo, claro e bem ventilado, e de preferência que seja do seu agrado. Não deve haver nenhum elemento que possa desviar a sua atenção, como rádio, televisão, telefone, computador. Jamais estude deitado, na hora de estudar é importante que esteja sentado, e com a postura correta, para não perder a concentração;
3°. Os materiais que serão utilizados devem estar organizados próximos de você. Faça também um planejamento de tudo que tem que estudar para não esquecer de nada;
4°. É importante que na hora de estudar você esteja bem alimentado, a fome prejudica os estudos, o raciocínio, e o entendimento do conteúdo, mas não fique comendo ao mesmo tempo em que estiver estudando, faça as refeições antes e depois dos estudos. Quando fizer refeições muito pesadas, dê um tempo de uma hora para a comida fazer a digestão;
5°. Tente se concentrar o máximo possível, procure se interessar mais pelo o que você estuda. Mas a concentração tem um limite, e quando o limite dela é ultrapassado, a pessoa perde totalmente a concentração nos estudos, e neste caso é melhor parar, relaxar, para depois retomar, se for o caso;
6°. Deixe o sono em dia, durma no mínimo 8 horas por dia;
7°. Pratique atividades físicas, e mantenha a boa alimentação, pois um corpo saudável reflete em uma mente saudável.
Portanto, arregasse as suas mangas e planeja como será organizado o seu horário de estudo para não ter prejuízos nos conteúdos estudados até então. Tente, se esforce e tire sempre suas dúvidas com a professora, pois assim, garantirá um bom desempenho em seu aprendizado e em suas notas.
Desejo sucesso e bom estudo a todos!!
PROVAS do 6o , 7o, 9o, 1o ano E.M e 2o ano EM. dia 30/05 - quarta-feira
PROVA do 8o ano - 31/05 - quinta-feira

10/05/2012
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03/05/2012


Parabéns ao 9o ano pela tarefa realizada dia 18 de abril. 


Como podemos calcular a distância entre as margens do rio Camboriú sem termos que atravessá-lo?

O que o aluno poderá aprender com esta aula


§  Usar conceitos como proporções e semelhança de triângulos para aferir distância inacessíveis;
§  Trabalhar conceitos de grandezas e medidas;
§  Experimentar de maneira prática os conteúdos citados.

Duração das atividades

2 aulas de 45 minutos cada. Dia 18 de abril de 2012. Próximo  à Praça Maria José Nunes da Silva “Dona Biata”, localizada no centro da cidade, próximo à ponte sobre o Rio Camboriú, 

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

§  Sistemas de medidas;
§  Proporções;
§  Semelhança de figuras (Teorema de Tales); 


Primeira fase: 
Sábado: 16 de junho de 2012

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