7o ano
Através destes dois jogos antigo
os alunos podem desenvolver habilidades manuais e matemáticas. No primeiro
jogo, cada cor de palito terá uma pontuação positiva ou negativa e ao final
será feita a contagem. Ganha quem tiver o maior número positivo ou o menor
número negativo. No segundo jogo os alunos serão desafiados a encontrar uma
estratégia para vencer o desafio de não pegar o último palito.
Objetivos da Aula
·
Realizar
operações de adição e subtração de números inteiros
·
Desenvolver habilidades manuais
·
Desenvolver
uma estratégia para vencer o jogo
Material
Necessário
Jogo Pega-Varetas
Como Jogar
Jogo 1 - Operações com Números Inteiros
1) Podem jogar 2 ou mais jogadores.
Jogo Pega-Varetas
Como Jogar
Jogo 1 - Operações com Números Inteiros
1) Podem jogar 2 ou mais jogadores.
2)
Tirar na sorte para decidir quem inicia o jogo.
O
segundo jogador será o sentado à sua esquerda e assim sucessivamente.
3)
Segurar verticalmente as varetas, soltando-as sobre a mesa ou chão e dar inicio
ao jogo.
4)
O jogador deverá levantar vareta por vareta sem mover nenhuma das outras, pois
se movê-las, perderá o direito de continuar a jogar.
Se
isso acontecer, cederá as varetas a outro aluno que procederá da mesma maneira.
A
única vareta auxiliar, que pode ser utilizada para ajudar a mexer nas outras é
a de cor preta.
5)
Terminado o jogo, cada um deve contar as suas varetas e verificar quantos
pontos fez.
Jogo 2 - Não pegue o último!!
Os alunos são divididos em grupos de 3 ou 4 pessoas. O jogo começa com 27 varetas alinhadas na mesa. Os jogadores alternam-se pegando 1, 2 ou 3 varetas por vez. O jogador que pegar a última perde.
Após algumas rodadas os alunos estarão aptos a desenvolverem uma estratégia para ganhar. Verifique as diferentes estratégias propostas e os instigue a testá-las com membros de outros grupos.
Avaliação
Relatório da Atividade
Relatório da Atividade
Atividade realizada com os alunos do 7o ano da colégio CECAM.
0 comentários:
Postar um comentário