§ Usar conceitos como proporções e semelhança de
triângulos para aferir distâncias inacessíveis;
§ Trabalhar conceitos de grandezas e medidas;
§ Experimentar de maneira prática os conteúdos
citados.
Duração das atividades
2 aulas de 45 minutos cada. Dia 18 de
abril de 2012. Próximo à Praça Maria José Nunes da Silva “Dona
Biata”, localizada no centro da cidade, próximo à ponte sobre o Rio Camboriú,
Conhecimentos prévios trabalhados
pelo professor com o aluno
§ Sistemas de medidas;
§ Proporções;
§ Semelhança de figuras (Teorema de Tales);
Materiais necessários:
Uma trena ou fita métrica;
§ Quatro estacas de madeira, martelo, dois esquadros,
barbante, pregos.
§ Máquina fotográfica.
Cada dupla ou trio deverá registrar
o seu trabalho através de fotos ou filmagens, assim como a representação dos
triângulos e suas medidas através de cartazes com o respectivo cálculo.
(Utilização de materiais como régua, transferidor)
Vários conteúdos abordados
nessa atividade estão inseridos no currículo bem como no livro didático adotado
pela escola, no entanto, a realização de experiências práticas enriquece
sensivelmente a aula e estimula a criatividade. Penso que vale a pena adaptar
os exemplos propostos de forma que a contextualização crie uma identidade com
os alunos, potencializando ainda mais o envolvimento na aula.
0 comentários:
Postar um comentário